Toyota anuncia que vai lançar baterias de estado sólido

8632
0
Share:

A Toyota anunciou que está trabalhando em um veículo elétrico que deverá incorporar a tecnologia de bateria de estado sólido, que poderá permitir que o carro seja carregado em questão de minutos e com uma autonomia maior do que usam as baterias de íon-lítio atuais.

Estas são um passo fundamental para a evolução e até democratização do automóvel elétrico, garantindo autonomias superiores e tempos de carregamento substancialmente menores. A diferença para as baterias de iões de lítio atuais reside no recurso a um eletrólito sólido em vez de líquido. Eletrólito é o meio pelo qual são transportados os iões de lítio entre o ânodo e o cátodo. A procura por um eletrólito sólido reside nas suas vantagens relativamente aos líquidos, não só em questões de capacidade e carregamento, como até no que toca à segurança. Baterias que podem explodir será coisa do passado.

As vantagens de um eletrólito sólido são evidentes, mas até agora, pelo que se sabia, a tecnologia ainda se encontra em fase de laboratório, com a sua aplicação na indústria automóvel à distância de 10-15 anos. Como exemplo, também a BMW já tinha anunciado estar a desenvolver baterias de estado sólido, com o intuito de as produzir em grande escala lá para 2027.

O novo carro da Toyota deve chegar até 2022, de acordo com o Chunichi Shimbun. É um movimento da companhia para tentar se aproximar da Tesla e de outras montadoras que já estão avançadas nos trabalhos com propulsores elétricos, já que a nipônica tem flertado bastante com célula de hidrogênio nos últimos anos.

Um dos primeiros modelos 100% elétricos da marca está supostamente tendo sua construção planejada para 2019 na China, baseado na plataforma do C-HR.


Share:

Leave a reply