Root no vosso equipamento Android? Então leiam isto.

Saiba que a Google já consegue bloquear o download de algumas aplicações para esses dispositivos!

66068
0
Share:

Há poucos dias noticiámos que quem tivesse o telefone com root, já não conseguiria descarregar a aplicação do Netflix através da Play Store. Suspeitou-se que essa situação estaria relacionada com a adoção por parte da Netflix da proteção DRM Widevine, da Google. No entanto, até pode nem ter sido esse o caso e, mais preocupante, a aplicação da Netflix poderá não ser a única.

Foram descobertas recentemente algumas alterações na consola de desenvolvimento de aplicações para a Google Play que permite, basicamente, que os programadores possam escolher se permitem, ou não, que as suas aplicações estejam disponíveis para utilizadores que tenham o seu equipamento com root.

A nova secção “tipo de dispositivo” na consola, inclui agora uma opção “SaftyNet exclusion”, que pode ser usada para evitar que “dispositivos que falhem os testes de integridade ou os dispositivos que não são certificados pela Google” possam descarregar uma aplicação específica. Entre estes dispositivos estarão os dispositivos com root e os que têm uma custom rom. Terá sido precisamente isto que, aparentemente, a aplicação da Netflix terá utilizado.

root

A questão aqui é, a Google precisa de manter a segurança tanto para os programadores, como para os utilizadores finais e isso, por vezes, poderá ser feito à custa de alguns utilizadores ou aplicações. Por exemplo, a Google também fez alterações recentemente na forma como as sobreposições de aplicações funcionam e isso quer dizer que as aplicações que apresentavam informações no topo do ecrã, como o Twilight, já não funcionam (ou pelo menos, não funcionam da mesma forma)

Assim, este tipo de alterações não é necessariamente motivado pelo desejo de impedir que os utilizadores desbloqueiem os bootloaders, façam o root aos dispositivos ou se, geralmente, se divirtam.

Se alguém sabe como efetuar o root ao seu telefone então, garantidamente, saberá onde encontrar os APK’s das aplicações fora da Play Store. E sim, o Netflix ainda funciona nos dispositivos onde está instalado e é apenas bloqueada a possibilidade de o descarregar da Play Store, pelo menos para já.

Basicamente, ao bloquear o acesso a algumas aplicações mais populares através da Play Store, a Google está, intencionalmente ou não, a obrigar utilizadores que tenham root nos seus equipamentos a procurarem outras fontes para procurarem os seus APK’s. E se isso é uma tentativa de aumentar a segurança nos dispositivos, pode tornar-se num grande erro.


Share:

Leave a reply