Site que convertia vídeos do YouTube para MP3 fecha após ser processado por gravadoras

57851
0
Share:

O site Youtube-MP3.org, que converte links do Youtube em músicas em MP3, parou de funcionar após uma pressão judicial da Recording Industry Association of America (RIAA), um grupo de grandes gravadoras do mundo da música.

O fim das operações faz parte de um acordo entre seus administradores e a coalização de gravadoras que moveram a ação. Segundo os termos da concordância, o YouTube-MP3 deve interromper suas atividades e passar domínios e tecnologias para as mãos dos reclamantes, que também receberão um pagamento indenizatório (de valor não revelado) pelas violações de copyright realizadas durante o funcionamento do serviço.

Além disso, os responsáveis pelo domínio concordam em nunca mais trabalharem no desenvolvimento ou operação de tecnologias ou serviços que “facilitem” a conversão de arquivos para fins de pirataria ou quebra de direitos autorais. Foi a maneira encontrada pelos advogados para evitar multas gigantescas ou até tempo de prisão, uma vez que os tribunais pareciam favoráveis às gravadoras.

A ideia das gravadoras é de que a prática não apenas poderia ser constituída como pirataria, como também gerava danos diretos aos selos por impedir sua geração de renda com os anúncios exibidos antes dos vídeos. Além disso, o site também quebrava tecnologias de proteção contra cópia do próprio YouTube, agindo contra os termos de uso da plataforma de vídeos.


Share:

Leave a reply