O primeiro navio sem tripulação do mundo será lançado no próximo ano

O Yara Birkeland, programado para lançamento no final de 2018, fará viagens curtas entregando fertilizantes

5893
0
Share:

Duas empresas norueguesas estão assumindo a liderança na corrida para construir o primeiro navio operado de forma autônoma e sem tripulação do mundo, um avanço que poderia marcar um ponto de viragem no comércio marítimo .

Apontado pelos executivos do transporte, o “Tesla of the Seas”, o Yara Birkeland agora em desenvolvimento está programado no final de 2018 informa oWall Street Journal, para começar a embarcar fertilizantes a 37 milhas abaixo de um fiejo de uma instalação de produção para o porto de Larvik. Usando o sistema de posicionamento global, radar, câmeras e sensores, o navio elétrico é projetado para navegar em torno do tráfego de outros barcos e encaixar por conta própria.

A embarcação custará US$ 25 milhões de dólares, cerca de três vezes mais do que um navio contêiner convencional de seu tamanho, mas os patrocinadores dizem que sem necessidade de combustível ou tripulação promete reduzir os custos operacionais anuais em até 90%. O navio de 100 recipientes está programado para estar na água no final do próximo ano, embora inicialmente seja testado com um humano nos controles.

O chefe de produção de Yara, Petter Ostbo, disse ao The Wall Street Journal que a empresa procuraria investir em navios maiores e usá-los para rotas mais longas, uma vez que os regulamentos internacionais estão em vigor para navios sem tripulação. “Talvez até mova nosso fertilizante da Holanda até o Brasil”, disse.

Os noruegueses não estão sozinhos em olhar para o transporte autônomo. O fabricante britânico Rolls-Royce Holding PLC está investindo em tecnologia e planos similares para lançar navios robóticos em 2020. Os primeiros navios provavelmente serão rebocadores e ferries, com navios de carga que podem navegar pelas águas internacionais a serem seguidas.


Share:

Leave a reply