Epsilon Eridani: Há um novo sistema solar muito parecido com o nosso

Este sistema planetário foi localizado a apenas 10,5 anos-luz de distância da Terra

72791
0
Share:

Um novo estudo revelou que um sistema planetário localizado a apenas 10,5 anos-luz de distância tem uma estrutura notavelmente semelhante ao sistema solar da Terra – com destaque para a estrela jovem Epsilon Eridani.

Graças à utilização do Observatório Estratosférico da NASA para a Astronomia baseada em Infravermelhos (SOFIA) – um boeing 747 modificado e equipado com um telescópio de 2 metros e meio – os investigadores tiveram a possibilidade de estudarem o sistema planetário que circunda a jovem estrela jovem Epsilon Eridani.

Este sistema possui um anel de asteróides à volta, como acontece com o sistema solar da Terra. Sendo um dos vizinhos mais próximos da Terra, o sistema Epsilon Eridani é “um local privilegiado para investigar como os planetas se formam em torno de estrelas como o sol”, refere uma declaração oficial do SOFIA Science Center.

Em observações anteriores do sistema Epsilon Eridani, os cientistas detetaram um anel de detritos indefinido e formado maioritariamente por gás e resíduos de poeira, juntamente com um enorme planeta que recebeu o nome Epsilon Eridani b. Este gigante de gás orbita na orla externa do sistema, a uma distância comparável àquela entre Júpiter e o sol, segundo informações do observatório.

O estudo recente, liderado pela astrónoma Kate Su da Universidade do Arizona, confirmou que o material quente do disco de detritos que circunda Epsilon Eridani está concentrado pelo menos um estreito anel semelhante a um asteroide e muito parecido à estrutura do sistema solar da Terra.

Usando a câmara de infravermelhos integrada no telescópio, também conhecida por FORCAST, os investigadores estudaram as fortes emissões infravermelhas emitidas pelo material quente do disco de detritos. Isso permitiu compreender melhor a estrutura do sistema Epsilon Eridani.

Por agora resta-nos aguardar por mais pormenores.


Share:

Leave a reply