Drones capazes de detectar tubarões vão patrulhar praias australianas

Drones equipados com um sistema de detecção de tubarões e alimentados por inteligência artificial começarão a patrulhar algumas praias australianas no próximo mês, com o objetivo de melhorar a segurança.
A Austrália irá implantar uma frota de drones para patrulhar suas costas para tubarões no próximo mês, como parte de um esforço para melhorar a segurança da praia. Os drones estão equipados com software alimentado por AI que pode distinguir tubarões, tubarões e outras vidas marinhas em tempo real. Os drones chamados “Little Ripper” foram usados pela primeira vez em um programa experimental no ano passado.
Estudos mostraram que as pessoas têm uma taxa de precisão de 20 a 30 por cento ao interpretar dados de imagens aéreas para identificar a atividade de tubarões. O software pode elevar essa taxa a 90 por cento, disse o Dr. Nabin Sharma, pesquisador da Escola de Software da Universidade de Tecnologia de Sydney.
“Não se trata de substituir os seres humanos, trata-se de ajudar as pessoas a fazerem seu trabalho de uma maneira melhor, com mais precisão. Essa é a função do aplicativo”, disse Sharma.
Os vídeos aéreos de tubarões de fontes disponíveis publicamente são usados para treinar os algoritmos do sistema e diferenciar tubarões de outras criaturas marinhas, surfistas, nadadores e barcos. O programa pode, então, marcar tubarões e outras espécies marinhas, como golfinhos e baleias, em tempo real.