Apple: O que esperar da WWDC 2017?

17015
0
Share:

A WWDC (Worldwide Developers Conference) é uma conferência oficial da Apple para desenvolvedores. O evento acontece tradicionalmente no segundo trimestre do ano, em San Francisco, EUA, e marca a chegada de várias novidades da marca no decorrer do ano. A deste ano, ocorrerá em San José, também na Califórnia. A mudança não é tão absurda, pois a cidade já recebeu no passado outras edições da conferência. Aliás, a WWDC nasceu lá e a última edição foi há 16 anos.

Este ano a Apple mudou completamente a data do anúncio, que geralmente acontece no final de abril. Fevereiro nem mesmo havia terminado e já se sabia quando aconteceria a WWDC, o que é algo inédito. A Apple fez isso provavelmente pelo fato de ser uma cidade diferente, dando tempo para que hotéis e até os próprios desenvolvedores se preparem com antecedência para organizar acomodações e coisas do tipo. A conferência durará cinco dias, de 5 a 9 de junho de 2017.

O que esperar da WWDC 2017 ?

iOS 11


Novidades para iPhone, iPad e iPod Touch. Entre as mudanças aguardadas estão um novo app de automação proveniente do app Flow adquirido pela Apple; além de FaceTime Audio e um sistema melhorado de economia de bateria. Split Screen (tela dividida para rodar dois apps no iPhone), possibilidade de limpar o cache de apps, 3D Touch nos ícones de atalho na Central de Controle e um Game Mode (Modo Jogo, no qual podemos desligar todas as notificações e gravar o que está acontecendo na tela do aparelho).

A Apple com certeza não deve deixar a Siri de fora. Apresentada junto do iPhone 4s, a assistente pessoal da Maçã deve ficar ainda mais esperta com o iOS 11.

Novo MacBook


A Apple estaria prestes a atualizar toda a sua linha de MacBook durante está próxima WWDC. Isso deve incluir um novo MacBook Pro com um processador da recente linha Intel Core de sétima geração e possivelmente outras atualizações internas menores. A versão atual do dispositivo traz processadores Intel da geração anterior.

A companhia ainda deve revelar um novo e mais potente MacBook de 12 polegadas, que também deverá ter as CPUs de última geração da Intel.

Ainda segundo a notícias, a Apple estaria considerando atualizar o MacBook Air de 13 polegadas, lançado em 2015, com um processador Kaby Lake. O aparelho ainda é um dos mais vendidos da companhia, o que incentivaria uma renovação.

Existe também uma possibilidade da Apple poder atualizar o MacBook Air, apresentando novos processadores Intel de sétima geração (Kaby Lake) e conector USB tipo-C. Ainda não está claro se a Apple decidiu atualizar a máquina, no entanto.

Hardware


Siri Speaker: Apple deve apresentar um concorrente do Amazon Echo. O Speaker com a Siri integrada deve trazer uma tela e, de alguma maneira, ser parecido com esse novo Echo. Como a aposta da Maçã deva ser tornar a Siri ainda mais inteligente, é provável que vejamos o próximo grande passo da assistente pessoal com esse novo dispositivo.

iPad de 10,5 polegadas: Seguindo os rumores do iPhone 8, pode ser que vejamos um iPad sem bordas antes mesmo de um iPhone sem bordas. Desde que a Apple apresentou um novo-velho iPad, é esperado uma atualização para a linha Pro, além das melhorias padrões de hardware, novo chip série A, etc.

macOS, tvOS e watchOS


É importante notar que diferente dos milhares de rumores sobre o iPhone 8, é um pouco mais complicado descobrir o que teremos de software, uma vez que a Apple consegue segurar essas informações. Como o iOS é o sistema mais popular da Apple é normal que as suposições estejam mais altas, sobre os demais sistemas, são poucas as informações.

macOS: O sucessor do macOS Sierra também deverá ser anunciado no dia 5 de junho, além de especulações de nome, o próximo macOS deve apresentar uma integração ainda maior com a Siri e entre os aparelhos da empresa.

tvOS: Por não ser tão popular, espera-se que o tvOS esteja se preparando para a Apple TV de quinta geração. Além de melhorias gerais na usabilidade dele, pode ser que a Apple traga a Siri para outros países na sua set-up-box. Atualmente, funcionando perfeitamente apenas nos Estados Unidos, a assistente pessoal da Maçã deve ser o foco do OS.

watchOS: Chegando na sua versão 4.0, é provável que vejamos um software ainda mais fluido. Deverá trazer ainda mais funções relacionadas à saúde, que vem sendo o foco principal do Apple Watch. A Apple pode apresentar novas “Watch faces”, adicionar monitoramento de sono, fazer uma integração melhor entre o app nativo de Atividades e o de terceiros, além de, quem sabe, um redesign no OS. Espera-se que a Maçã permita que o relógio mostre o horário o tempo todo, mesmo quando o braço da pessoa está para baixo.

Novos modelos de iPad


Durante sua apresentação na WWDC 2017, a Apple pode concretizar um rumor antigo e apresentar ao mundo um novo design para o iPad. No dia 5 de junho devemos ver a estreia de uma nova geração do produto com uma tela de 10,5 polegadas e 12,3 polegadas que praticamente não teria bordas laterais. Aparentemente o dispositivo deve ser usado como exemplo da nova linguagem que a Apple também pretende aplicar no novo iPhone.
Graças às novas soluções da Apple, o produto, que deve fazer parte da linha iPad Pro, deve ter dimensões semelhantes aos iPads de 9,7 polegadas. Também se espera que ele tenha o processador A10X, embora isso não tenha sido confirmado. Para completar, ainda apostam no lançamento de atualizações para os modelos de 9,7 polegadas e 12,9 polegadas já oferecidos pela empresa.

A Apple irá transmitir o evento ao vivo AQUI ou na Apple TV. É na próxima segunda, a partir das 13h30, horário de Brasília.


Share:

Leave a reply