Anatel anuncia nova data para bloqueio de aparelhos ‘piratas’

8217
0
Share:

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), mudou o prazo para o bloqueio de celulares piratas no país. Agora, esses telefones deixarão de funcionar no dia 28 de novembro. Em nota divulgada na última segunda-feira (10), a agência reguladora disse que a decisão atendeu a pedidos das operadoras de telefonia móvel, e destacou que ela não interfere no funcionamento de aparelhos que já estão em uso.

Este projeto visa bloquear aparelhos com IMEI adulterado ou falsificado, ou seja, não afetará produtos oficiais importados. Anteriormente, os proprietários desses aparelhos começariam a ser notificados pelas operadoras a partir do dia 30 de junho sobre o bloqueio, mas o embate entre a agência reguladora e as operadoras proporcionou um adiamento nessa data. Cerca de 40 milhões de brasileiros poderão ser bloqueados até o fim deste ano.

Como saber o IMEI do seu telefone

Muita gente se assusta com a ideia do bloqueio de aparelhos irregulares por acreditar que isso pode afetar os celulares importados. Não é o caso. Se o seu smartphone importado tem um IMEI regularizado, mesmo que ele não seja brasileiro, ele não será afetado.

Para descobrir o IMEI do seu celular, basta no discador o código *#06#. Em seguida, compare o número de 15 dígitos exibido no display do celular com o que é informado na caixa do aparelho. Se esses dados forem diferentes, é possível que o seu telefone não seja legítimo.


Share:

Leave a reply