718 dias depois a nova nave espacial americana regressou à Terra
Depois de mais de 2 anos no espaço, a mini nave espacial, não tripulada, da força área norte-americana aterrou com sucesso no centro espacial Kennedy. Lembramos que este foi o quarto voo deste veículo e nesta última missão esteve 718 dias em órbita do nosso planeta.
The #AirForce #X37B #OTV4 is back after more than 700 days in #Space. @NASAKennedy pic.twitter.com/02WdzMSDJe
— U.S. Air Force (@usairforce) 7 de maio de 2017
Decorria o ano de 1999, quando a Boeing iniciou este projeto secreto com o nome de código X-37B em colaboração direta com a Nasa. Originalmente, este veículo reutilizável tinha como principal objetivo reparar satélites em órbita. No entanto, em 2004, este programa foi classificado como secreto e entregue à Força Área dos Estados-Unidos.
The #X37B #OTV4 is the newest and most advanced re-entry spacecraft. Find out more about today's landing here: https://t.co/GUGgOMQiYg pic.twitter.com/HfHHVnWhYc
— U.S. Air Force (@usairforce) 7 de maio de 2017
Desde 2010, esta nave espacial tem efetuado vôos orbitais de teste. Segundo alguns especialistas, o X-37 pode estar a ser utilizado tanto para testar novas tecnologias como na entrega de satélites de reconhecimento no espaço. Potencialmente, estas naves espaciais podem ser equipadas com armas, mas o Pentágono garante que isto não faz parte dos planos.
A X-37B é a nova e mais avançada nave especial reutilizável que ao contrário das naves espaciais comuns que utilizam hidrogénio líquido e reagentes de oxigénio líquido para gerarem eletricidade, aposta na energia solar.
Mais voos estão programados para 2017.